> Plano Intervenção Disciplinar

 

É reconhecido que um efetivo sucesso escolar dos Alunos está intimamente associado ao estabelecimento de um bom ambiente de trabalho em sala de aula e também à promoção do bem-estar em todo o espaço escolar de modo a propiciar um relacionamento saudável entre todos os elementos da Comunidade Educativa.

O problema da indisciplina tem-se agravado progressivamente ao longo dos anos mas ainda assim com expressão pouco significativa face ao universo dos Alunos existentes quer na escola Sede quer a nível das Escolas do Agrupamento. No entanto, de ano para ano, os Alunos têm vindo a evidenciar maiores lacunas em termos das regras elementares do Saber Estar, desencadeando comportamentos potenciadores de situações de indisciplina, as quais comprometem as suas aprendizagens.

O projeto de Intervenção Disciplinar definido para 2015/18 pretende, implementar um conjunto coordenado de ações a aplicar perante comportamentos que violem os deveres dos Alunos, baseada numa articulação permanente entre várias Estruturas Educativas. A eficácia dependerá do envolvimento efetivo de todos, a começar pelos próprios Alunos, mas também de Professores, Assistentes Operacionais, Encarregados de Educação e mesmo parceiros internos/externos que eventualmente sejam necessário mobilizar.

Para o efeito, definiram-se um conjunto de medidas - Propostas de Melhoria - que visam otimizar a disciplina na sala de aula e nos espaços comuns, melhorar a postura cívica no interior e nos espaços exteriores, aumentar a participação da comunidade educativa no clima de civismo e disciplina na escola e promover a coresponsabilização de todos no cumprimento das regras conducentes ao sucesso escolar dos nossos Alunos.

A Direção do Agrupamento

 

 Articulação entre Estruturas Educativas 

 Propostas de Melhoria 16/17 

Turmas Top +