Coordenadora:

      Anabela Flor Duarte Coelho Antunes

 

De acordo com a atualização da listagem de alunos, prevê-se que serão apoiadas, no presente ano letivo, cerca de 280 crianças / jovens - sendo 80 do 1º Ciclo e Jardim de Infância, 120 do 2º e 3º Ciclos e 80 da Intervenção Precoce.

O Agrupamento de Escolas nº1 de Loures constitui-se como agrupamento de referência para a Intervenção Precoce e para a Deficiência Visual.

Nesta população de alunos, os docentes do grupo 930 (deficiência visual), terão a seu cargo uma população de 11 alunos.

As Unidades de Ensino Estruturado (UEE) são constituídas, respetivamente por 7 alunos, na EB1/JI nº1 de Loures, por 6 alunos na EB1/JI de Lousa e por 7 alunos na EB2,3 Luís de Sttau Monteiro.

Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência (UAEM) é constituída por 6 alunos, na EB2,3 Luís de Sttau Monteiro.

Os 15 alunos na escola-sede, com Currículo Específico Individual, são apoiados no âmbito de um projeto - criado por iniciativa do Departamento de Educação Especial, com acordo da Direção do Agrupamento - designado Unidade de Intervenção Especializada (UIE), com sede numa sala do Bloco A, cujas atividades se desenvolvem em espaços diferenciados da escola, ou de instituições parceiras, para implementação dos Planos Individuais de Transição (PIT).

O Departamento de Educação Especial articula, regularmente, com os serviços/instituições da comunidade e com os vários técnicos intervenientes no processo educativo dos alunos, nomeadamente com: o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento, o Centro de Saúdede Loures, a instituição REDES, o CRTIC de Loures, o CECD de Mira Sintra, a Equipa de Subvisão do Hospital de Stª Maria, o Serviço de Saúde Mental Infantil do Hospital Beatriz Ângelo, o Instituto Oftalmológico Dr. Gama Pinto; bem como com os técnicos que acompanham o processo educativo dos alunos em apoio.

As educadoras da Equipa Local de Intervenção (ELI) de Loures articulam regularmente com os seus parceiros habituais, nomeadamente técnicos de saúde, famílias, Assistentes Sociais do Rendimento Social de Inserção (RSI), Assistentes Sociais da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Loures, entre outros.